ASCENSÃO E QUEDA DOS BLOGS

Estou certo de que você sabe o que é um BLOG, mas vale uma introdução. Trata-se de um site, uma página da www (World Wide Web) como outra qualquer, só que mais dinâmica, com postagens mais frequentes e ordenadas por data, geralmente com opções de interação para os leitores (possibilitando comentários, compartilhamentos, "reações" etc). A ideia era parecer um "diário virtual", para o internauta postar coisas do dia-dia dele para quem se interessasse a ler sobre a vida alheia. Mas acabou descambando para diversos outros temas, como humor, fofocas, notícias, bizarrices... e todo tipo de assunto. Depende, somente, de quem escreve.

Sim! Essa imagem foi postada com fins meramente ilustrativos!

Os blogs tiveram início nos anos 90 e foram uma febre das mais quentes. Imagine ter seu próprio site, sem precisar desembolsar uma grana alta com desenvolvedores e hospedagem, numa época em que a internet ainda era um terreno meio inexplorado! Você, que já beira a casa dos 40 anos de idade, provavelmente já teve um blog no Blogger ou no Wordpress. Talvez, até no UOL. Quiçá, um domínio próprio no Registro.br. E devia escrever compulsivamente, pois os blogs nos mantinham ocupados e sonhadores. Tínhamos de criar uma postagem legal (atrativa, mas sem parecer "clickbait"), verificar a indexação das páginas pelas "regras" de SEO (Search Engine Optimization - técnicas e ferramentas para que a página apareça bem nos sites de buscas), dar uma atenção aos comentários, contabilizar uns dólares pingados no Google AdSense... e nunca ficar muito tempo sem postar, para não cair na desgraça da irrelevância.

Bons tempos pra quem foi "daqueles tempos".

Como quase tudo na história da internet, os blogs foram de império à ruína. Calculo que as coisas tenham começado a desandar pelos idos de 2010, "coincidindo" (mas não por acaso) com a eclosão das redes sociais. Hoje, por mais que alguns ainda mantenham uma boa quantidade de acessos, ninguém realmente lê blogs - entenda-se por ninguém como uma expressão para "pouca gente, quase ninguém e... você entendeu o que eu quis dizer". Criar ou manter um blog, atualmente, tem mais a ver com capricho pessoal do blogueiro. Vale dizer: escreve-se blogs por gostar de escrever. Escreve-se, praticamente, para si mesmo.

E muita coisa contribuiu para isso.

Primeiro, que quem busca "relevância" no mundo da internet vai tentar a sorte com vídeos curtos ou imagens nas "redes sociais" - isso, se você não estiver lendo esta postagem muito tempo depois da data em que foi escrita (daqui um ou dois anos, é capaz de ninguém mais saber o que é TikTok ou Instagram). Gente que sabe criar algum conteúdo acaba direcionando suas "energias" nas redes sociais que ainda podem atender às suas necessidades de curtidas e compartilhamentos. E os blogs já passaram desta fase há tempos.

Segundo, que os blogs são, essencialmente, sites com textões e poucas imagens. Se um pretenso influencer não gosta de escrever, melhor fazer uso - de novo - de "redes sociais" de imagens e de vídeos. E as pessoas já não são as leitoras de antigamente. Logo, os blogs acabam, de certa forma, "desagradando" tanto os criadores de conteúdo quando os usuários médios da internet.

Terceiro, que manter um blog dá trabalho! Tem de ter escrever razoavelmente bem. Tem de postar conteúdo "relevante" (não, propriamente, útil ou educativo, mas coisas que as pessoas gostam de ler). Postagens mal escritas e mal editadas afastam leitores. Falta de postagens torna seu blog cada vez mais irrelevante. E não basta postar! É preciso verificar o SEO, buscar leitores. Enfim, dá trabalho.

Quarto, que nem os sites de buscas - sim, Google, é de você que eu falo! - estão agregando os blogs a contento, especialmente aqueles mais novos. E, isso, mesmo que você esteja usando um serviço do próprio agregador de sites (como o Blogger, que é do Google... mas, ultimamente, relegado a filho indesejado, quase abandonado na rua). Se já é difícil angariar audiência no "boca-a-boca", praticamente mendigando comentários por WhatsApp, imagine com o Google barrando suas postagens nas buscas!

Quinto, que deve ter outras inúmeras razões que eu desconheço.


Já não é raro ler postagens de blogs, outrora renomados, reclamando de quedas de audiência. Quedas bruscas mesmo, de topar a cara no chão! Baixas de rankeamento, tornando sites que, antes, estavam no top 10 das pesquisas, irrelevantes em poucos segundos. Tudo causado, geralmente, por políticas do poderoso Google.

Mas nem tudo é culpa do googletização da internet, sejamos francos.

A verdade é que os tempos mudaram e as pessoas buscam por outros "passatempos". A ansiedade do usuário por novidades, por terminar logo uma "tarefa" (como ler um texto curto ou visualizar uma imagem) e seguir para outra, na expectativa de se manter entretido, levou muita coisa bacana ao limbo do esquecimento - tais como os livros, os quadrinhos e os blogs. Um dia, as coisas podem mudar. Mas, como dizia Aragorn naquele filme, "este dia não é hoje".

A Seu Liseu Blog e CIA. Ltda. mantém-se ativo por puro deleite deste que posta. Gosto de escrever e, por enquanto, isso basta. Não engano ninguém dizendo que não queria fama e fortuna apenas blogando. Mas é preciso conduzir a vida com os dois pés firmes no duro chão da realidade.

Além disso, todos precisamos de um hobby ou dois. Se você gosta de blogar, blogue feliz!

Postagens mais visitadas deste blog

PETRA - A DISCOGRAFIA

PETRA: ANTHOLOGY

IMPELLITTERI: THE COMPLETE BEAST