PETRA - A DISCOGRAFIA

PETRA praticamente dispensa apresentações, especialmente entre os "jovens" cristãos quarentenários. Trata-se da mais longeva, aclamada, premiada e influenciadora banda de rock cristão da história. Foi fundada no distante 1972, por Bob Hartman e Greg Hough, durante a onda The Jesus Movement (uma espécie de contraposição ao movimento hippie) e "encerrada" em 2005... embora, na prática, PETRA continue se reunindo esporadicamente para apresentações ao vivo - como a histórica turnê PETRA 50 YEARS, que rodou o mundo e se encerrou precisamente aqui no Brasil, neste dia 02 de dezembro.

Dos anos 80 a 2000, PETRA tinha o saudável hábito de lançar, praticamente, um álbum novo por ano. Se contar todos os álbuns de estúdio, ao vivo e coletâneas oficiais, são mais de 40 discos na bagagem!! Isso, em 51 anos de carreira... e considerando-se alguns hiatos.

Sem mais delongas, senhoras e senhores, apresentamos um pouco de história da discografia PETRA!


PETRA (1974)
 01. Wake Up
 02. Get Back to the Bible
 03. Gonna Fly Away
 04. Storm Comin
 05. Parting Thought
 06. Walkin' in the Light
 07. Mountains and Valleys
 08. Lucas McGraw
 09. Backslidin' Blues
 10. I'm Not Ashamed

Quatro estudantes de uma faculdade bíblica se reuniram em 1972 para tocar em todos os shows que conseguissem agendar, até atraírem a atenção da gravadora Myrrh Records. Assim, em 1974, surgia o álbum  homônimo da banda, com 10 faixas que foram gravadas em duas semanas. A formação contava com Bob Hartman (guitarra e voz), Greg Hough (guitarra e voz), John DeGroff (baixo) e Bill Glover (bateria e percussão).

Aqui, temos uma mistura de estilos musicais, especialmente o southern rock e o blues, com Hartman e Hough revezando nos vocais. Apesar de as vozes deixarem um pouco a desejar (não era o forte dos guitarristas), as faixas são instrumentalmente bem executadas para a época. Wake Up, Walkin' In The LightI'm Not Ashamed são bem interessantes e Backslidin' Blues é, provavelmente, o primeiro blues cristão gravado em disco de vinil.

O álbum não fez sucesso comercial algum, mas o rock cristão ainda sofria muito preconceito, tanto no meio evangélico quanto secular.


COME AND JOIN US (1977)
 01. God Gave Rock'n'Roll To You
 02. Ask Him In
 03. Sally
 04. Without You I Would Surely Die
 05. Come and Join Us
 06. Where I Can Go
 07. Holy Ghost Power
 08. Woman Don't You Know
 09. God Gave Rock'n'Roll To You (Reprise)

O segundo álbum é praticamente uma continuação melhorada do primeiro. Embora o vocalista principal ainda fosse Greg Hough, um "outro Greg", até então baterista de apoio, participou nos vocais de algumas faixas. Tratava-se de Greg X Volz. Curiosamente, Volz tinha acabado de ser convidado para ser vocalista na banda
REO Speedwagon, mas se recusou em razão de sua fé.

É o primeiro trabalho do PETRA a receber algum reconhecimento, embora ainda modesto. Muitos até consideram este álbum a verdadeira estreia do PETRA no mercado fonográfico. Parte do sucesso foi devido ao cover da banda secular Argent: God Gave Rock and Roll to You, com mudanças significativas na letra. Uma curiosidade: o próprio álbum deveria se chamar GOD GAVE ROCK AND ROLL TO YOU, mas a ideia foi barrada pela Myrrh Records por achar o título polêmico para os cristãos conservadores. Uma música chamada Killing My Old Man foi composta e gravada, mas a Myrrs decidiu excluir do álbum pelo mesmo motivo: "título polêmico".

Musicalmente, a banda mostrava uma boa evolução. Vocais aprimorados, solos interessantes. As faixas Without You I Would Surely Die e Woman Don't You Know são southern rock bem dinâmicos. Holy Ghost Power é um funk setentista bem legal.


WASHES WHITER THAN (1979)
   01. I'm Thankful
   02. Why Should The Father Bother?
   03. Morning Star
   04. Magic Mirror
   05. Mary's Song
   06. Yahweh Love
   07. (Couldn't Find Love) Without You
   08. Taste and See
   09. Magic Words
   10. Deep Love

O terceiro disco marca a primeira grande crise do PETRA. Greg Hough, John DeGroff e Bill Glover abandonaram a banda por motivos pouco esclarecidos. O grupo passou a contar, somente, com seu único membro original, Bob Hartman, e com Greg X Volz, além de músicos convidados. Outro baque: a Myrrh Records decide dispensá-los! Por outro lado, a banda é "adotada" pela gravadora cristã StarSong Records (que acompanhou o PETRA por muitos anos).

O álbum é marcado por várias mudanças, com menos southern rock e músicas muito mais suaves. A faixa Why Should the Father Bother foi a primeira do PETRA a ser transmitida em rádio. I'm Thankful e Yahweh Love são lembradas até hoje, constando em algumas coletâneas. É, também, o primeiro álbum da "fase Greg X Volz", que passa a ser o vocalista principal.

Este trabalho, porém, desagradou a muitos dos antigos fãs da banda. Por outro lado, as músicas tocadas nas rádios ajudaram o PETRA a angariar novos fãs... embora não o suficiente para que o álbum fosse um sucesso comercial.


NEVER SAY DIE (1981)
   01. The Coloring Song
   02. Chamelleon
   03. Angel of Light
   04. Killing my Old Man
   05. Without You We Can Do Nothing
   06. Never Say Die
   07. I Can Be Friends With You
   08. For Annie
   09. Father of Lights
   10. Praise Ye The Lord

Bob Hartman já pensava em "matar" o projeto PETRA... e imagino que alguém tenha dito: "O que é isso, Bob? Nunca diga morra!"

Mesmo que não tenha sido isso o que aconteceu, o fato é que o título deste álbum descreve bem a situação: uma banda que não queria morrer. É neste trabalho que PETRA define seu estilo musical de uma vez, abraçando o hard rock. Além de Bob Hartman e Greg X Volz, entram em cena os excelentes músicos John Slick, no teclado, e Mark Kelly, no baixo (que, certamente, contribuíram muito para a necessária, e bem sucedida, repaginada do PETRA).

A faixa que abre o disco, The Coloring Song, parece alguma coisa que poderia estar no lento "Washes Whiter Than", mas foi o primeiro grande hit da banda, sendo tocado nas rádios e recebendo elogios da crítica. A música veio de uma antiga composição de Greg X Volz na banda E-Band. Without Him We Can Do NothingAngel of Light e Praise Ye the Lord já mostram um hard rock setentista dinâmico, com bons riffs, solos de guitarra e aqueles refrões que grudam na cabeça. É aqui, pela primeira vez, que aparece uma guitarra voadora gigante na arte de capa (uma "marca" que estaria presente em outras capas).

Bob Hartman afirmou, numa entrevista, que Never Say Die era o que ele queria ter feito desde Washes Whiter Than, mas temeu possíveis represálias de cristãos conservadores. Como o PETRA estava para acabar, e sem nada a perder, fez o que seu coração mandou. Inclusive, a "polêmica" Killing My Old Man, que a Myrrs não quis em Come and Join Us, está aqui.

O álbum atingiu o nº 29, do Top Contemporary Christian e os shows da banda começaram a atrair mais e mais jovens cristãos e não cristãos.


MORE POWER TO YA (1982)
   01. Stand Up
   02. Second Wind
   03. More Power to Ya
   04. Judas' Kiss
   05. Rose Colored Stained Glass Windows
   06. Run For the Prize
   07. All Over Me
   08. Let Everything that Hath Breath (Praise the Lord)
   09. Road to Zion
   10. Disciple

Abrindo com a enérgica Stand Up, o quinto álbum eleva muito o nível e a carreira da banda, com diversos hits, como Second Winds, Let Everything That Hath BreathJudas' Kiss - que, curiosamente, possui uma "mensagem subliminar" no início, se escutada de trás pra frente, com um audível what are you lookin' for the devil for when you oughta be lookin' for the Lord? - sem se esquecerem das baladas, como More Power to YaRose Colored Stained Glass Windows e Road to Zion, muito bem intercaladas entre as faixas mais dinâmicas.

Este é, provavelmente, o melhor trabalho com Greg X Volz. Um disco tão bom, que foi relançado em 2012, com o título "More Power To Ya: 30th Anniversary Edition", pela StarSong. O álbum atingiu o nº 03 do Top Inspirational Albums da Billboard. Além disso, um "tal" Louie Weaver assume a bateria, acabando por se tornar um dos membros mais constantes do PETRA por mais de 20 anos.


NOT OF THIS WORLD (1983)
   01. Visions (Doxology)
   02. Not of This World
   03. Bema Seat
   04. Grave Robber
   05. Blinded Eyes
   06. Not By Sight
   07. Lift Him Up
   08. Pied Piper
   09. Occupy
   10. Godpleaser
   11. Visions Reprise (Doxology)

Praticamente uma continuação de More Power to Ya, o sexto álbum abre com um instrumental enigmático (Visions), seguindo com uma melodiosa Not Of This World. É possível se enganar, acreditando que a banda decidiu desacelerar... até se animar com Bema Seat. E ainda temos verdadeiros clássicos, como Grave Robber, Not By SightLift Him Up, que foram incluídas em diversas coletâneas da banda. Embora meio desconhecida, recomendo uma audição de Pied Piper, que considero uma das mais "hard rocker" da fase Volz.

O disco chegou ao nº 1 do Top Contemporary Christian e foi indicado ao Grammy Awards na categoria Best Gospel Performance (Duo Or Group). Trata-se, ainda, do primeiro disco internacional de rock cristão lançado no Brasil, com textos em português no álbum.


BEAT THE SYSTEM (1984)
   01. Beat the System
   02. Computer Brains
   03. Clean
   04. It Is Finished
   05. Voice in the Wind
   06. God Gave Rock'n'Roll to You
   07. Witch Hunt
   08. Hollow Eyes
   09. Speak to the Sky
   10. Adonai

PETRA, às vezes, se comporta como um "camaleão" do rock, buscando soar um pouco diferente dos trabalhos anteriores. Mas, aqui, a diferença foi brutal... a começar pela arte de capa (cadê a guitarra gigante voadora?).

Altamente influenciado pelo techno rock dos anos 80 - parte desta revolução se deve ao novo tecladista, John Lawry, que abusou de sintetizadores e de baterias eletrônicas - tudo soa meio "computadorizado" neste álbum, desde a faixa inicial, Beat The System, e, especialmente, em Computer Brain. Há, ainda, uma interessante regravação de God Gave Rock and Roll to You (muito diferente da versão de Come and Join Us). Adonai é uma das minhas músicas favoritas de toda a discografia do PETRA.

É um álbum estranho para ouvidos de roqueiros puristas, mas não deixa de ser bom. Inclusive, entrou na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Música Cristã Contemporânea e indicado ao Grammy Award por Best Gospel Performance by a Duo or Group, em 1986.

A má notícia é que este seria o último trabalho de Greg X Volz, que saiu da banda por motivos pessoais.


BACK TO THE STREET (1986)
   01. Back to the Street
   02. You Are I Am
   03. Shakin' the House
   04. King's Ransom
   05. Whole World
   06. Another Crossroad
   07. Run For Cover
   08. Fool's Gold
   09. Altar Ego
   10. Thankful Heart

Com a saída de Greg X Volz, Bob Hartman convida John Schlitt para integrar o PETRA. A voz de Schlitt (que não lembra em nada a de Volz e se encaixa bem melhor no estilo glam rock, hard rock oitentista) trouxe alguns desafios para Hartman, que compôs as músicas de acordo com uma nova proposta. E as mudanças são bem significativas! Destaco a faixa Shakin' The House (uma das mais conhecidas do álbum) e as duas belas baladinhas, Fool's GoldThankful Heart, que sempre acabam reaparecendo em coletâneas da banda. Na capa, temos a clássica guitarra voadora gigante aparecendo pela última vez na discografia da banda.

O álbum é bastante elogiado, atingindo o nº 4 do Top Contemporary Christian, com indicação ao Grammy Awards na categoria Best Gospel Performance (Duo Or Group). Além disso, em 2011, este disco entrou para o rol dos "500 melhores albuns de todos os tempos da Música Cristã Contemporânea". Ainda não é um dos trabalhos mais primorosos com John Schlitt, mas já marca uma nova fase de PETRA, consolidando-se como uma banda arena rock.


THIS MEANS WAR! (1987)
   01. This Means War!
   02. He Came, He Saw, He Conquered
   03. Get Your Knees and Fight Like a Man
   04. I Am Available
   05. Kenaniah
   06. You are My Rock
   07. The Water is Alive
   08. Don't Let Your Heart Be Hardened
   09. Dead Reckoning
   10. All the King's Horses

O nono álbum de estúdio do PETRA é seu primeiro trabalho "conceitual". Suas músicas tratam de um mesmo tema: a guerra espiritual. Inclusive, a faixa de abertura, This Means Wars!, tem uma sonoridade que lembra uma batalha em curso, uma declaração de guerra.

Aqui, vemos PETRA como uma banda consolidada e com uma formação estável. John Schlitt está muito bem situado em seu papel, mostrando uma extensão vocal bem melhor do que do álbum antecedente; enquanto Bob Hartman (guitarra), John Lawry (teclados), Mark Kelly (baixo) e Louie Weaver (bateria) continuam fazendo o que sabem fazer muito bem. O disco é excelente! Além da faixa de abertura, temos diversos hits arrebatadores, como He Came, He Saw, He ConqueredGet on Your Knees and Fight Like a ManYou Are My Rock... sem se esquecer das baladas Don't Let Your Heart Be HardenedI Am Available.

Este disco chegou em primeiro lugar no Top Contemporary Christian e foi indicado ao Grammy Awards na categoria Best Gospel Performance (Duo Or Group), em 1988. Além disso, foi relançado em 2012, com o título "This Means War!: 25th Anniversary Edition", pela StarSong.


ON FIRE! (1988)
   01. All Fired Up
   02. Hit You Where You Live
   03. Mine Field
   04. First Love
   05. Defector
   06. Counsel of the Holy
   07. Somebody's Gonna Praise His Name
   08. Open Book
   09. Stand in the Gap
   10. Homeless Few

O décimo álbum do PETRA é, talvez, o mais hard rock, mais AOR, mais arena rock de sua discografia, especialmente pelos petardos All Fired Up e Hit You Where You Live. É também a estreia do baixista Ronny Cates. Vale mencionar que temos, aqui, a formação mais constante do PETRA, com John Schlitt, Bob Hartman, John Lawry, Louie Weaver e Ronny Cates. O quinteto permaneceria unido até 1993.

Counsel of the HolySomebody's Gonna Praise His Name são as faixas mais conhecidas deste álbum, sendo tocadas até hoje (inclusive, no histórico show deste ano!). Uma curiosidade é a música Homeless Few, que não tem uma letra "escancaradamente" cristã, mas se trata de uma crítica social sobre a situação dos moradores de rua.

O trabalho rendeu o 3º lugar no Top Contemporary Christian, e foi indicado ao Grammy Award de Best Gospel Performance, em 1989.


PETRA PRAISE: THE ROCK CRIES OUT (1989)
    01. I Love You Lord
    02. King of Kings
    03. Jesus, Jesus, Glorious One
    04. The Battle Belongs to the Lord
    05. Take Me In
    06. Salvation Belongs to Our God
    07. The King of Glory Shall Come In
    08. No Weapon Formed Against Us Shall Prosper
    09. I Will Celebrate/When the Spirit of the Lord
    10. I Will Sing Praise
    11. Hallowed Be Thy Name
                                                                   12. Friends (All in the Family of God)
                                                                   13. I Will Call Upon the Lord
                                                                   14. We Exalt Thee

"Praise" tem vários significados, dentre eles "louvor". E, aqui, tirando I Love the Lord e The King of Glory Shall Come In (que foram compostas por Bob Hartman), todas as faixas são "versões PETRA" de músicas de louvor e adoração à Deus cantadas nas igrejas evangélicas norte-americanas.

Este álbum foi muito bem recebido comercialmente, sendo o segundo mais vendido da carreira da banda e certificado com disco de ouro em 1998. Ganhou o Dove Award de Recorded Music Packaging, pela capa - note-se o "trocadilho visual" de que que a banda PETRA (que significa "rocha", em grego) está em cima de uma grande rocha. Este estilo de capa, com a foto da banda no lugar de uma arte estilizada (como se vinha fazendo até então), passaria a ser uma constante nos demais álbuns.

OBS: em 1992, a banda lançou PETRA EN ALABANZA, com a mesma capa (embora com uma paleta de cores mais amarelada) e mesmas faixas, mas regravadas e cantadas em espanhol. A curiosidade é que nenhum integrante da banda realmente sabia falar espanhol. John Schlitt apenas decorou a maneira de cantar em língua hispânica... e não se saiu mal!


BEYOND BELIEF (1990)
   01. Armed and Dangerous
   02. I am on the Rock
   03. Creed
   04. Beyond Belief
   05. Love
   06. Underground
   07. Seen and Not Heard
   08. Last Daze
   09. What's in a Name
   10. Prayer

E chegamos ao ponto máximo da trajetória do PETRA! Seu álbum mais vendido, disco de ouro em 1995, vencedor do Grammy Award de Best Rock Gospel Album e mais quatro Dove Award (Long Form Music Video, Rock Album, Rock Recorded Song pela faixa Beyond Belief e Recorded Music Packaging): o inacreditável Beyond Belief.

Aqui, temos uma banda que sabe o que quer fazer e onde quer chegar. A faixa inicial, Armed and Dangerous, se inicia em fade in e progredindo em peso, abrindo perfeitamente o álbum. Segue para I Am On the Rock, com um refrão perfeito para se cantar com o público, num show de arena. Creed até parece desacelerar o disco, até entrar a bateria e os riffs de Bob Hartman. A faixa Beyond Belief é um verdadeiro "hino" do PETRA! O tecladinho, o refrão, a letra, o solo de guitarra... tudo nesta música é composto com muito bom gosto. A partir dela, porém, o álbum passa a contar com faixas menos marcantes (embora sejam boas!), excetuando-se Love, que tem um coral muito interessante.

Curiosidade: a faixa Seen and Not Heard levantou algumas discussões de que seus riffs e refrões seriam "plagiados" de Heaven's On Fire, da banda KISS. Porém, nunca houve uma discussão judicial ou embate entre as bandas em razão disso.

Antes do lançamento deste disco, houve um curta-metragem, também chamado Beyond Belief, trazendo seis videoclipes intercalados na trama.


UNSEEN POWER (1991)
   01. Destiny
   02. Who's On the Lord's Side
   03. Ready, Willing and Able
   04. Hand on my Heart
   05. I Need to Hear From You
   06. Dance
   07. Secret Weapon
   08. Sight Unseen
   09. Hey World
   10. In the Likeness of You

O décimo terceiro álbum foi uma tentativa do PETRA de não soar igual aos trabalhos anteriores, bem como de "modernizar" seu próprio estilo, acompanhando "tendências noventistas". Foi uma empreitada arriscada, pois é como dizem: "não se mexe em time que está ganhando", certo?

Não que seja um disco ruim! As faixas DestinyWho's on the Lord's Side, Sight Unseen e, especialmente, Dance (acredito que a mais famosa deste set), são bem enérgicas, com bons riffs e um John Schlitt dando tudo de si. Este disco ganhou um Grammy Award de Best Rock Gospel Album e um Dove Award por Rock Recorded Song (pela música "Destiny"). Mas...

O que temos aqui é um dos álbuns menos marcantes da "fase Schlitt". A sonoridade diferente, com um hard rock flertando com o pop comercial, causa estranheza, especialmente para os fãs mais puristas do PETRA e por ser o trabalho imediatamente posterior a Beyond Belief. Enfim, é um bom disco... mas "quase" mediano para a discografia de uma banda do calibre do PETRA.


WAKE-UP CALL (1993)
   01. Midnight Oil
   02. Good News
   03. Strong Convictions
   04. He's Been in My Shoes
   05. Praying Man
   06. Underneath the Blood
   07. Sleeping Giant
   08. Believer in Deed
   09. Marks of the Cross
   10. Just Reach Out

Depois do "moderninho" Unseen Power, eis o álbum que poderia ser o "verdadeiro sucessor" de Beyond Belief. Wake-Up Call é puro rock, de guitarra e voz, sem "efeitos especiais", de sonoridade crua e direta. Duas das músicas mais pesadas da discografia PETRA estão aqui: a excelente faixa de abertura Midnight Oil e a pancada no ouvido Underneath the Blood (que é praticamente heavy metal). Ainda assim, não significa que seja um álbum "pesado". Na verdade, boa parte das músicas é suave, como Praying Man e Sleeping Giant, e há várias baladas, como a excelente faixa que encerra o disco: Just Reach Out.

Este trabalho atingiu o primeiro lugar do Top Contemporary Christian, e ganhou um Grammy Award por Best Rock Gospel Album. A partir daqui, o tecladista John Lawry deixaria a banda por motivos pessoais e Bob Hartman passaria a ter um papel mais "coadjuvante", assumindo a produção musical e gravando as guitarras, mas sem participar das turnês. Essa mudança de elenco seria sentida (e muito!) nos trabalhos posteriores do PETRA.


NO DOUBT (1995)
   01. Enter In
   02. Think Twice
   03. Heart of a Hero
   04. More than a Thousand Words
   05. No Doubt
   06. Right Place
   07. Two are Better than One
   08. Sincerely Yours
   09. Think on These Things
   10. From All You're Worth
   11. We Hold Our Hearts Out to You

Após a rodada de shows de Wake-Up Call e o lançamento de duas coletâneas ("The Rock Block" e "Petra Power Praise"), PETRA retorna ao estúdio para gravar um novo álbum. Jim Cooper assume o posto de John Lawry e David Lichens passa a ser o guitarrista de shows. Bob Hartman ainda foi o principal compositor e guitarrista deste disco, mas não participou das turnês. Este papel mais "coadjuvante" é perceptível na capa do disco (o veterano fundador do PETRA não aparece na foto). O resultado é um álbum mais pop e menos hard rock, embora com músicas bastante enérgicas, como Enter InRight Place e Think Twice.

Mesmo sendo muito diferente dos álbuns anteriores, No Doubt ainda é um trabalho mais marcante e significativo do que Unseen PowerGod Fixation (que viria três anos depois). Inclusive, foi indicado ao Grammy Award de Best Rock Gospel Album e ganhou o Dove Award de Rock Album, em 1996, além de chegar ao segundo lugar no Top Contemporary Christian.


PETRA PRAISE 2: WE NEED JESUS (1997)
   01. Song of Moses
   02. Lord, I Lift Your Name on High
   03. Be of Good Cheer
   04. Show Your Power
   05. I Love You, Lord
   06. The Holiest Name
   07. Let Our Voices Rise Like Incense
   08. Ancient of Days
   09. I Waited for the Lord on High
   10. Lovely Lord
   11. Medley: Only by Grace/To Him Who Sits on the Throne/You Are Holy
                                                                  12. We Need Jesus

Este é o segundo álbum da "série" praise, com músicas de louvor e adoração tocadas nas igrejas cristãs norte-americanas modificadas ao "estilo PETRA". Diferente do rock and roll constante no primeiro Petra Praise, aqui temos um direcionamento mais devocional nas músicas, soando realmente como louvor. Tanto, que ganhou o Dove Award por Praise and Worship Album (não como um álbum de rock) e foi indicado ao Grammy Award por Best Pop/Contemporary Gospel Album.

Be of Good Cheer e, talvez, The Holiest Name, seriam as faixas mais "rockers" do álbum (e as duas foram compostas por Bob Hartman), enquanto o restante do álbum é marcadamente congregacional. A mais famosa é Lord, I Lift Your Name on High, originalmente escrita pelo compositor cristão Rick Founds. We Need Jesus, que dá título ao álbum, foi composta por John Elefante, cantada por ele mesmo e por Lou Gramm (ex-vocalista da banda de rock secular Foreigner). O encarte do álbum conta com as partituras de todas as músicas.

O disco é muito bom para a proposta dele, mas o PETRA passava por mais um período de instabilidade. O baixista Ronny Cates havia deixado a banda depois das turnês de No Doubt (supostamente por conflitos pessoais com John Schlitt) e substituído por Lonnie Chapin. Já os teclados foram executados por músicos de estúdio (não por um integrante do grupo). Bob Hartman, por seu turno, continuava exercendo aquele papel de "mero ajudante" da banda.


GOD FIXATION (1998)
   01. If I Had to Die for Someone
   02. Hello Again
   03. A Matter of Time
   04. Falling Up
   05. Over the Horizon
   06. God Fixation
   07. Set for Life
   08. Magnet of the World
   09. Shadow of the Doubt
   10. St. Augustine's Pears
   11. The Invitation

Este álbum marca mais uma tentativa de renovação sonora da banda, flertando com o pop rock noventista e praticamente abandonando o bom e velho hard rock. As mudanças, aqui, até fazem sentido, pois nenhum integrante original de PETRA está coordenando os trabalhos. Bob Hartman se limitou a escrever algumas letras, mas a produção musical (inclusive a gravação de guitarra) ficou quase que totalmente sob a batuta dos novos membros - Pete Orta (guitarra), Kevin Brandow (guitarra base) e Lonnie Chapin (baixo) - assim como os irmãos produtores John e Dino Elefante.

Tirando o vocal muito característico de John Schlitt, nada neste disco "soa" PETRA. Nem o ritmo, nem os solos e os riffs de guitarra, nem os arranjos musicais de nenhuma faixa... nem o visual dos integrantes na capa! Tanto, que o álbum é praticamente "renegado" por muitos fãs da banda - embora tenha sido indicado ao Grammy Award por Best Rock Gospel Album e atingido o nº 10 do Top Contemporary Christian. Ainda há boas músicas, como as "pesadonas" God Fixation e A Matter of Time, e a agradável If I Had to Die for Someone. Mas, de fato, não é um álbum difícil de esquecer.


DOUBLE TAKE (2000)
   01. Judas' Kiss
   02. The Coloring Song
   03. Dance
   04. Beyond Belief
   05. The Longing
   06. He Came, He Saw, He Conquered
   07. Beat the System
   08. This Means War!
   09. Breathe In
   10. Creed
   11. Praying Man
                                                                  12. Just Reach Out

Trata-se de um álbum acústico e orquestrado do PETRA. Tirando The Longing e Breathe In (as duas novidades do álbum), todas as faixas são versões acústicas de clássicos bastante conhecidos pelos fãs. Aqui, mais uma vez o PETRA tenta seguir tendências de época, quando muitas bandas de rock estavam lançando discos acústicos. Os integrantes são os mesmos de God Fixation, com exceção de Trent Thomason (que assume os teclados pela primeira e última vez); e Bob Hartman continua ali, à espreita, sem participar de quase nada.

O trabalho acabou sendo muito criticado por seus arranjos meio desajustados e versões acústicas muito diferentes das músicas originais. O disco abre com uma versão até interessante de Judas' Kiss, mas é "difícil" ouvir a Beyond Belief e a This Means War! deste álbum. Até Just Reach Out, que é uma música originalmente lenta (e que, teoricamente, seria mais "fácil" de orquestrar), ficou estranha. Apesar de tudo, Double Take acabou ganhando o Grammy Award de Best Rock Gospel Album, em 2001.

 

REVIVAL (2001)
   01. Send Revival, Start with Me
   02. The Noise We Make
   03. Oasis
   04. The Prodigal's Song
   05. Amazing Grace
   06. Jesus, Friend of Sinners
   07. Better is One Day
   08. Meet With Me
   09. You Satisfy
   10. We Want to See Jesus Lifted High
   11. How Long

Após sucessivos fracassos comerciais, a gravadora Word Records decide dispensar o PETRA. Entra a gravadora InPop, até então novata no mercado. Pete Orta e Lonnie Chapin também deixam a banda, e Bob Hartman retorna como seu principal guitarrista. PETRA, agora, seria composto pelo trio Schlitt-Hartman-Weaver; e os baixos e teclados seriam executados, por enquanto, por músicos de estúdio.

Desta formação surgiu Revival, o vigésimo álbum de estúdios de PETRA e o terceiro da série "praise". Aqui, ao contrário dos álbuns "praises" anteriores, nenhuma faixa foi composta por integrantes da banda. Todas são regravações de músicas que já eram cantadas nas igrejas cristãs norte-americanas, inclusive "hinos" conhecidos mundialmente, como Amazing Grace (numa versão tão diferente e dinâmica que quase não se reconhece a música de John Newton) e Better Is One Day.


JEKYLL & HYDE (2003)
   01. Jekyll & Hyde
   02. All About Who You Know
   03. Stand
   04. Would'a, Should'a, Could'a
   05. Perfect World
   06. Test of Time
   07. I Will Seek You
   08. Life As We Know It
   09. Till Everything I Do
   10. Sacred Trust

Após uma demissão muito mal explicada do baterista Louie Weaver, e quase cinco anos sem álbuns com faixas inéditas, PETRA retorna aos estúdio para gravar seu vigésimo primeiro disco. Jekyll & Hyde é uma adaptação clara do conto de Robert Louis Stevenson - "Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde" (aqui traduzido como O Médico e O Monstro) - que trata da dupla personalidade do personagem dr. Henry Jekyll. No álbum do PETRA, essa dualidade de caráter expressa a luta contra o pecado; do homem que não quer fazer o mal, mas o faz mesmo assim.

Aqui, a banda contou somente com dois membros: Schlitt e Hartman. Greg Bailey foi contratado para gravar o baixo de algumas músicas (e, por fim, acabou integrando a banda nas turnês e está nela até hoje). A bateria ficou ao encargo de Peter Furler, um dos donos da gravadora InPop e antigo integrante da banda Newboys. Tecladista? Nada de teclados aqui.

O disco marca mais uma renovação sonora do PETRA... mas, desta vez, funcionou! Trata-se do álbum mais pesado da discografia da banda, com músicas trabalhadas basicamente em cima de riffs de guitarra e vocais. Todas as composições são de autoria de Bob Hartman, que voltou com vigor renovado. Abrindo com a faixa Jekyll & Hyde, o disco quase assusta pela sonoridade agressiva. Ainda é hard rock (quase new metal), ainda é PETRA, mas causa perplexidade, especialmente pelos trabalhos anteriores e mais "açucarados" que vinham apresentando desde 1995. As demais faixas seguem neste rumo, exceto por 'Till Everything I Do, que é quase uma balada. Uma curiosidade: é o álbum mais curto de toda a discografia PETRA, com duração total que não passa muito de 30 minutos. O disco foi indicado ao Grammy Award por Best Rock Gospel Album, em 2003.

OBS: No mesmo ano, Petra lançou JEKYLL & HYDE EN ESPANOL, com a mesma gravadora, mesmas faixas, mas com músicas cantadas em espanhol.


Em 2005, PETRA entregou aos fãs o disco PETRA FAREWELL, gravado ao vivo - praticamente dizendo: "adeus, pessoal; e obrigado por tudo!" - e, a partir de então, seus membros combinaram se aposentar dos estúdios e das turnês.

Ocorre que, em 2010, Greg X Volz propôs uma reunião dos membros mais conhecidos do PETRA (especialmente Bob Hartman, Louie Weaver e John Lawry) para iniciar um projeto chamado CLASSIC PETRA - que acabou rendendo os álbuns Back To The Rock (em 2010) e Back To The Rock Live (em 2011). Em 2017, o grupo lançou Back To The Rock II, com o "selo" CLASSIC PETRA RESURRECTION. Embora estes trabalhos não estejam canonicamente na discografia do PETRA (vale rememorar que "Classic Petra" foi um projeto e, não, propriamente, o retorno da banda), tratam-se, todos, de regravações muito competentes de músicas da "fase Greg X Volz".

Pode-se dizer que Classic Petra acabou reavivando o PETRA! A banda não tem lançado novos álbuns (exceto coletâneas), mas John Schlitt (voz), Bob Hartman (guitarra), John Lawry (teclado), Greg Bailey (baixo) e Cristian Borneo (bateria) têm se reunido para turnês mundiais e shows esporádicos, especialmente em épocas de celebração - como o aniversário do PETRA. Inclusive, o Brasil assistiu duas dessas turnês: PETRA 40th YEARS (com show realizado apenas em Curitiba/PR, em setembro de 2012) e o recentíssimo PETRA 50 YEARS (com show realizado exclusivamente em São Paulo/SP, em dezembro de 2023).

São 22 álbuns de estúdio (contando as versões cantadas em espanhol - Petra en AlabanzaJekyll and Hyde en Español), 18 coletâneas e 4 álbuns gravados ao vivo (em especial Petra Farewell), que renderam ao PETRA uma "cadeira cativa" na história do rock cristão e no coração de seus fãs.

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