PETRA E SEUS 50 ANOS DE ROCK AND ROLL
Se você curte rock cristão (isto é, a música rock com letras baseadas no cristianismo) já deve até ter visto essa notícia. Mas vale reforçar!
Uma das bandas pioneiras do estilo fará uma apresentação ÚNICA no Brasil, exclusivamente na capital paulista, comemorando seus 50 aninhos de história: o PETRA. E vem com John Schlitt no vocal, Bob Hartman na guitarra e John Lawry nos teclados - praticamente a formação original da banda pós-anos 80; além de Greg Bailey no baixo (que já estava na banda desde os tempos do álbum Revival, de 2001) e Cristian Borneo na bateria (integrante da banda desde 2013).

Um pouquinho de história de uma banda histórica.
PETRA foi formada em 1972 pelos guitarristas e compositores Bob Hartman e Greg Hough, nos Estados Unidos. Tida como a banda mais premiada e duradoura no meio cristão, PETRA batalhou por praticamente oito anos para quebrar preconceitos eclesiásticos em torno da ideia de que "rock and roll é coisa do capeta". A partir do álbum Never Say Die, de 1981, a banda eclodiu do anonimato e começou a lançar cada vez mais discos, contando, hoje, com 22 álbuns de estúdio, muitas compilações e três "ao vivo".
Agora, qual é a importância da turnê de aniversário dos 50 anos da banda?
Primeiramente, PETRA não pisa em solo tupiniquim há 11 anos. Sua última apresentação por aqui foi em Curitiba/PR, em setembro de 2012. A turnê "Petra 50th Years" teve início em junho/2023, na Noruega, e se encerrará precisamente no Brasil, em 02 de dezembro de 2023.
Isso! Dezembro agora! No primeiro sabadão do mês.
Depois desta turnê, o destino da banda é bastante incerto. Na verdade, PETRA já não vêm se mostrando lá muito "sólidos como uma pedra" desde 2005, seja por conflitos internos, seja por cansaço dos membros mesmo - idade pesando, prioridades mudando e tudo o mais. Ainda que continuem, é muito improvável (ênfase em "muito") que voltem para o Brasil.
Esta, portanto, pode ser ÚLTIMA CHANCE dos brasileiros conferirem uma performance ao vivo de uma das bandas de rock cristão mais icônicas de todos os tempos!
E tem mais! A turnê, no Brasil, contará com nada menos que três bandas de abertura: as suecas DIVINEFIRE e THE WAYMAKER, capitaneadas por Christian Liljegren (vocalista da banda NARNIA - que já fez turnê por aqui neste preciso ano de 2023), e a brasileira ALLOS!
Não é pouca coisa, não!
DIVINEFIRE é uma banda de metal melódico de alto nível, formada em 2004, com cinco álbuns de estúdio. O grupo é muito querido entre "headbangers cristãos"... mas, curiosamente, fez pouquíssimas apresentações ao vivo. Para se ter uma ideia, o show que farão por aqui será a quinta apresentação de toda a história da banda! E o Christian já prometeu que este show será uma viagem por todo o repertório musical de Divinefire.
THE WAYMAKER, por outro lado, é uma banda relativamente nova (também de metal melódico), de 2019. Lançaram seu primeiro e único (por enquanto) álbum em 2020, com críticas muito positivas (especialmente na mídia especializada da Europa e no Japão), e nunca - eu disse NUNCA! - fizeram um show antes. Seremos as primeiras testemunhas de uma performance ao vivo dos caras!
ALLOS, por fim, é uma banda mineira de metal melódico, com músicas cantadas em inglês, de 2003. Seu único álbum, no momento, é Spiritual Battle, de 2012 - um trabalho, aliás, bastante primoroso, que vale a pena conhecer.
Serão praticamente quatro horas de evento, na tradicional casa de shows Carioca Club, no bairro Pinheiros, de São Paulo/SP. Se ainda tiver algum ingresso sobrando, COMPRE AGORA MESMO no site do Clube do Ingresso, neste link!
Nos encontramos lá.